Quer abrir um negócio, mas não sabe por onde começar? Pois bem, realmente é sempre um desafio empreender. Por isso, empreendedores iniciantes devem estar bastante atentos e o cuidado precisa ser redobrado.
O grande passo inicial é a criação de um bom planejamento estratégico e financeiro! Além disso, avaliar o seu perfil e qual segmento de mercado irá satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais, é fundamental na estruturação de um projeto e sucesso do negócio.
No começo tudo pode parecer difícil e você pode se sentir perdido, mas não se preocupe! Há uma série de questões para serem avaliadas antes de colocar a mão na massa e o mais importante é que você não pule essa etapa.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para te nortear nessa nova jornada!
Os principais passos que todos os empreendedores iniciantes devem seguir:
1. Compartilhe a sua ideia
Primeiramente, muitos empreendedores iniciantes partem do princípio de que compartilhar a sua ideia de negócio com alguém pode ser prejudicial. No entanto, essa atitude pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro e ampliar sua visão de negócio!
Muitas vezes é importante ter uma outra opinião e que não precisa vir, necessariamente, de outro empreendedor.
2. Faça diferente do que já existe
Identificar um problema relevante e que as pessoas pagariam por ele é o diferencial!
Por isso, além de estudar e avaliar o ambiente em que você quer se inserir, atente-se sobre quem são os seus concorrentes e o que eles oferecem. Pense também o que além disso você pode oferecer.
Lembre-se também: quanto mais você conhecer o seu público-alvo e o comportamento dos seus clientes, maior será a probabilidade de sucesso.
3. Planeje-se financeiramente
O planejamento financeiro é essencial para evitar futuros prejuízos. Portanto, o controle de fluxo de caixa é uma das ações primordiais na gestão de um negócio.
Com essa ferramenta, você consegue monitorar com clareza todas as despesas e receitas em um determinado período. Isso é de grande importância para avaliar se a sua empresa possui ou não uma movimentação saudável, por exemplo.
E se a grana está curta para alavancar o negócio, não se preocupe! Leia também o post que fizemos sobre como montar uma empresa sem dinheiro.
4. Cuidado com a contratação exagerada de funcionários
Não assuma gastos muito altos nessa fase inicial, caso não seja de extrema urgência. Portanto, avalie também se você realmente precisa de uma equipe enorme.
O correto é aumentar o seu investimento de acordo com alguma demanda específica.
5. Opte por um coworking
Pode parecer bastante tentador investir em um escritório gigante e extremamente decorado. Mas empreendedores iniciantes podem encontrar dificuldades para pagar o aluguel de um escritório ou cômodo.
Por isso, trabalhar em um coworking será muito mais vantajoso! Principalmente, porque é uma excelente oportunidade para firmar novas parcerias com outras empresas alocadas e fazer muito networking.
Os custos são bastante reduzidos e você ainda terá a possibilidade de trabalhar em um espaço agradável e corporativo sem precisar se preocupar com isso. Na P10, por exemplo, temos diversos planos. Conheça!
6. Formalize-se
Eis aqui uma das questões mais importantes: sem a formalização, o seu negócio fica impedido de crescer. Portanto, há uma série de procedimentos que você deve seguir, como, por exemplo, a questão do endereço fiscal e comercial.
Um outro procedimento que o empreendedor precisa estar atento é o E-social.
Em julho de 2018 entrou em vigor uma série de mudanças no sistema tributário brasileiro. Portanto, empreendedores iniciantes terão que se preparar para a necessidade do Certificado Digital para entrega do E-social.
Mas o que é E-social?
Trata-se de um sistema criado pelo Governo Federal que facilita e unifica o envio de informações trabalhistas e previdenciárias das empresas por meio de uma escrituração digital.
Com isso, as empresas poderão substituir 15 prestações de informações para o governo em apenas um informativo.
O envio pode ser feito em dois formatos de certificados, tanto o A1 quanto o A3.
Quer saber mais sobre certificados digitais para E-social?
Conheça então os serviços dos nossos parceiros da P13 Certificadora. Afinal, desburocratizar as emissões dos certificados digitais 100% online, te auxiliarão na economia de tempo e dinheiro!
Esperamos que tenha gostado do post!